2004-12-07

Os "educadores"

De acordo com uma notícia do Euronews (secção Le Mag), a segunda longa metragem do alemão Hans Weingartner, intitulada "Os Educadores", foi apresentada em Cannes. Eis a descrição do filme feita pelo jornalista da Euronews:
"O filme conta a história de três jovens determinados em mudar o mundo consumista despojado de valores humanos. O trio pretende apenas (sic) assustar famílias burguesas, mas gradualmente as suas acções tornam-se mais intimidatórias e intensas."
O que o génio criador pretende mostrar com o filme:
"O sistema capitalista absorve a energia revolucionária das pessoas e transforma-a em produto de consumo que por sua vez inibe os impulsos revolucionários inatos em cada indivíduo."
A reacção da audiência:
"O filme foi um "sucesso-surpresa" em Cannes, sendo ovacionado de pé durante vários minutos."
Perante isto, há boas e más notícias. O autor do filme endividou-se e hipotecou a casa dos pais para o realizar (deve ter encontrado um banco marxista e financiadores com "consciência de classe"), portanto a boa notícia é que em princípio os contribuintes europeus não fizeram a figura de urso do costume, financiando as pilhas de estrume que os neo-marxistas chamam "cultura". A má notícia é que, apesar do autor do filme ser neurocirurgião, está infelizmente incapaz de se ajudar a si próprio através da prática da sua profissão. Em casos destes a medicação é inútil, só mesmo a lobotomia é que pode resolver o problema.

Sem comentários: