2004-11-21

Auggie Wren

Em 1995, Paul Auster escreveu e co-realizou com Waine Wang o par de filmes Smoke e Blue in the Face. O segundo é uma colagem de sketchs humorísticos resultantes de improvisações filmadas em poucos dias após a conclusão de Smoke, aproveitando as "sobras" de material.

A personagem central de ambos é Auggie Wren (Harvey Keitel), dono de uma tabacaria em Brooklyn que funciona como âncora psicológica para uma série de outras personagens e para as suas histórias, que se enovelam em espirais subtis, como o fumo dos cigarros.

Auggie tem um hábito curioso: ao longo de 14 anos fotografou a rua sempre da mesma perspectiva. Quando mostra o album de fotografias a Paul Benjamin (William Hurt) este responde, com ar confuso, que lhe parecem todas iguais. A resposta de Auggie é simples como a sabedoria: "You'll never get it if you don't slow down, my friend."

Na origem do filme está uma história de Natal: "Auggie Wren's Christmas Story", escrita por Paul Auster e publicada originalmente em 1990 no New York Times. Mesmo para quem já conhece, fica a informação do lançamento de uma excelente edição ilustrada.

Sem comentários: