2005-02-19

Teodoros, para sempre

Ludgero Marques, da AEP, está preocupado com os chineses. Os empresários chineses "desrespeitam os direitos sociais e de protecção do ambiente". Os empresários chineses, esses ogres. Essa gente exploradora. Pobres trabalhadores chineses, explorados! Pobres cidadãos chineses, expostos à poluição! Honra seja feita a Ludgero Marques, paladino dos oprimidos, dos explorados, dos que são expostos à poluição!

Claro, a solução para este problema, segundo Ludgero Marques, "é que sejam accionados os mecanismos de defesa das indústrias tradicionais, como a portuguesa, que estão a sofrer com esta 'agressão chinesa', sustentada 'práticas desleais'" (do Público).

Como é evidente, não há sombra de preocupação com os trabalhadores chineses. É irrelevante, para Ludgero Marques, se estas medidas levam ou não trabalhadores chineses ao desemprego, empresários chineses à falência, e consumidores europeus a preços dos texteis artificialmente altos. Mais perverso que Teodoro, Ludgero consegue argumentar, como tantos outros, que o proteccionismo na realidade é para o próprio bem dos chineses, novos velhos mandarins, donos de "cabedais infindáveis". É só tocar à campainha e esperar que Bruxelas ouça.

Sem comentários: